Languages

terça-feira, 9 de agosto de 2016

A itinerância Eros Impuro/Petrobras pela Região Norte





Graças ao patrocínio da Petrobras, a região Norte acolheu de forma surpreendente o espetáculo Eros Impuro e a temática do abuso sexual, considerada urgente e pertinente para a região. Tivemos uma recepção de público calorosa nas principais atividades (espetáculo, painel de debate e projeto escola) e de mídia, sendo destaque nos principais jornais e sites de cada cidade.

Na itinerância, o espetáculo foi visto por 1.874 espectadores nas três cidades. O painel “A Arte Diz Não Ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes” envolveu 928 pessoas. O projeto escola alcançou 1.110 alunos em suas três fases.

Só três atividades centrais envolveram 3.912 pessoas isoladamente, quando a meta do projeto era atingir 3.000.

Um dos pontos altos da itinerância foi o trabalho pedagógico de formação de plateia em escolas públicas, divididos em três etapas.

1)    Uma visita inicial com apresentação de aula sobre teatro e doação de 50 livros.

2)    A ida dos alunos para assistir à peça e participar do debate.

3)    O retorno para colher dados a partir de um relatório.

Considerando as três cidades visitadas, os números colhidos mostram o vigor do projeto e seu impacto na vida de jovens e adultos das três cidades. Dos estudantes que foram ao teatro, 79% nunca tinham visto uma peça adulta e 71% não têm a atividade teatral como cotidiana.




Após assistirem à peça e participarem do debate, 96% classificaram como positivo o trabalho realizado pela coordenação pedagógica deste projeto. Após essa experiência, 94% sentem-se mais inteligentes a partir da experiência obtida entre a sala de aula e a sala de espetáculo.





Dos alunos participantes, 97% revelaram que absorveram mais conhecimento sobre o tema proposto (principal: abuso sexual) e 96% gostariam de voltar ao teatro depois de ver “Eros Impuro”.









A pesquisa quantitativa mostra o alcance do projeto educativo, considerado pelo coletivo Criaturas Alaranjadas, o eixo mais potente dessa itinerância, patrocinada pela Petrobras. Esses números estão refletidos na pesquisa qualitativa, essa espontânea, no qual os alunos responderam o que acharam da experiência, com relatos emocionantes, que reforçam a importância de se atrelar um projeto artístico com um viés pedagógico.

Tivemos muitos relatos de estudantes que foram abusados sexualmente na infância e, após essa experiência, sentem-se segura para falar sobre essa tragédia íntima e se tornarem assim adultos críticos e vigilantes a um crime íntimo, no qual o Brasil está aprendendo a denunciar.



Atividades complementares


Houve encontro estético nas três cidades, envolvendo três grupos locais, com quatro horas de atividades e troca de experiência de técnica de criação da Criaturas Alaranjadas para esses coletivos. Em todas essas atividades, foram doados 50 livros de teatro e de literatura para esses coletivos. Essa ação foi muito positiva, porém, os grupos tiveram dificuldade de ter todos os participantes no horário vespertino, já que a noite havia espetáculo não podendo ter a atividade. Muitos trabalham ou estudam neste horário.




Em cada cidade, foi oferecida a oficina O Exercício da Crítica Teatral, com nove horas/aula e participação de 32 pessoas. O número de integrantes ficou abaixo do esperado. A previsão era de 60 pessoas. A carga horária concentrada num único dia, diante da quantidade de atividades no grupo na semana, pode ter sido um dos fatores que dificultaram a quantidade de participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário